domingo, 20 de março de 2011

Crise na Líbia

Um dia após o início da ofensiva internacional na Líbia, o ditador Muammar Gaddafi começou uma operação para distribuir armas a mais de um milhão de pessoas, segundo informações da agência Reuters.
Citando fontes no Ministério da Defesa líbio, que disse que eles "esperam que a operação termine nas próximas horas para armar mais de um milhão de homens e mulheres".
Ontem, Gaddafi disse que armaria os civis para defender a Líbia do que ele chamou de agressão "cruzada colonial" por forças ocidentais que lançaram ataques aéreos contra ele.
"É necessário agora abrir os armazéns e armar toda a massa com todos os tipos de armas, para defender a independência, a unidade e a honra da Líbia", disse Gaddafi em discurso transmitido pela televisão estatal após o início dos ataques.
"Chamo os povos e os cidadãos dos países árabes, islâmicos, da América Latina, da Ásia e da África a apoiarem o heróico povo líbio na confrontação contra essa agressão, que só vai aumentar a força, firmeza e unidade do povo líbio."
Ele também disse que o Mediterrâneo e o norte da África são agora um campo de batalha, e que os interesses de países na região estarão em perigo de agora em diante.
Além de armar a população, as tropas leais ao ditador continuam atacando cidades que ainda são controladas por rebeldes, como é o caso de Misrata.
Neste domingo (20), vários carros de combate das tropas de Gaddafi ocuparam o centro da cidade, localizada a 150 quilômetros a leste de Trípoli, a capital líbia, segundo a rede de televisão "Al Jazeera".

Nenhum comentário:

Postar um comentário